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SIMAO GOMES

 Encante seu cliente na apresentação do imóvel. 

Seja você um corretor de imóveis novo ou experiente, você sempre sente um frio na barriga ao apresentar uma propriedade. Essa sensação de oportunidade à vista desafia alguns, mas aterroriza outros, especialmente aqueles que ainda não desenvolveram suas habilidades de comunicação. Se você deseja alcançar a perfeição durante a exibição de sua propriedade, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a gerenciar o palco.


O primeiro passo para encantar o cliente durante a apresentação começa antes mesmo da visita ao estande. Os corretores de sucesso são aqueles que conhecem o negócio como se conhecessem o caminho de casa. Muitos profissionais acabam obtendo informações apenas por meio de folders sem antes visitar o site. Às vezes, tem até as mesmas informações de um cliente, que hoje usa a internet para se informar antes de visitar um estande.


Outra dica importante que pode impactar é conhecer a região do imóvel. Segundo pesquisa da Inteligência Mercado da Lopes, especialista em análise do mercado imobiliário, a localização é determinante para 43% dos compradores de imóveis em São Paulo. Por conta disso, quanto mais o corretor conhecer o bairro, as ruas e os estabelecimentos próximos ao empreendimento, maior será a chance de agradar o cliente.


Quando partimos para a apresentação do imóvel, existem alguns detalhes que são essenciais para que o cliente se sinta confortável. Primeiro, não seja muito técnico ou impessoal. Tente mostrar na prática quais benefícios o cliente obterá de recursos individuais do desenvolvimento. Se o hall de entrada tem um acabamento marcante, aprecie o design, a arquitetura e o ambiente aconchegante.


Muitos corretores homens têm dúvidas de como se comportar quando o cliente é casado e está acompanhado da esposa. Em geral, é interessante sempre tratar o cônjuge como um sinal de respeito, pois muitos clientes podem sentir ciúmes mesmo que sua intenção seja apenas ajudar o casal. Mas nada o impede de esclarecer dúvidas e se comunicar com a sua esposa de vez em quando, até porque ela também é peça fundamental na escolha. Se o cliente estiver acompanhado de crianças, envolva-as na apresentação da mesma forma e deixe-as sozinhas.


Num mercado tão competitivo como o imobiliário, cada detalhe pode fazer a diferença. Por isso, use todas as ferramentas que puder para que o cliente sinta que você é o corretor certo para comprar o imóvel. Lembre-se de valorizar os benefícios do empreendimento, indicar os benefícios e não apenas as propriedades do imóvel. Assim, você estará muito mais próximo de ajudar seu cliente a realizar o maior sonho dele.